Por Mercedes Couto

Conceito de mindset empreendedor

Você deve estar se perguntando o que significa mindset. Na tradução literal do inglês para português significa “mente configurada” ou “configuração mental”.

A ideia é de que o modo como sua cabeça funciona, assim como sua visão de mundo, é uma junção de crenças e valores. Resumidamente, é como sua mente trabalha frente a determinadas situações.

Mindset empreendedor
Seja um empreendedor de sucesso mudando sua mentalidade.

Mas, então, o que seria mindset empreendedor? O conceito deste termo refere-se à configuração de sua mente conforme a cabeça de um empreendedor. Levando isso adiante, é possível romper o seu padrão antigo de pensamento para que sua mentalidade mude em direção a uma mentalidade empreendedora.

Por que ter um mindset empreendedor?

Um do grandes enganos de quem começa a empreender é achar que o processo é simples. Não, ele não é. Erroneamente, muita gente pensa que o sucesso de seu empreendimento está nas boas condições financeiras para aguentar o seu difícil início e, acredite se quisar, na sorte.

Bobagem! O segredo dos empreendedores que prosperaram está em sua cabeça – ou, como já falamos, no mindset empreendedor.

mindset empreendedor e suas adversidades
Adversidades ao longo do caminho

Por isso, se você está pensando em abrir um negócio seu, saiba que o primeiro passo é moldar sua mente. Assim, você passará a estar mais preparado para construir um negócio rentável, ao focar sempre em resultado e sabendo lidar com as adversidades que surgem ao longo do caminho. Para que você se torne um empreendedor de sucesso, é inegável a importância de se ter um mindset empreendedor.

Os 10 passos para ter um mindset empreendedor

Moldar sua mente e construir um mindset empreendedor é trabalhoso e necessita de dedicação; porém, é um processo importante caso você queira obter sucesso em seu negócio.

mindset empreendedor e os 10 passos
10 passos para ter um mindset empreendedor

Pensando nisso e na dificuldade de ter um mindset empreendedor, listamos uma lista de 10 passos para você. Vamos conferir?

1. Visão grandiosa e clareza

O primeiro ponto é pensar grande; afinal, se nem o próprio dono tem uma visão grandiosa de seu negócio, quem mais terá? Feito isso, some esse pensamento com a clareza necessária para reconhecer onde está nesse exato momento. Sabendo onde quer que seu empreendimento chegue e onde você se encontra agora, ficará mais fácil e tangível traçar metas coerentes.

2. Tenha um propósito

Um dos pontos mais importantes para ter um mindset empreendedor é ter um propósito. Aonde você quer chegar? Qual o objetivo do seu negócio? Quem você quer atingir?

Tendo um propósito, você terá certeza sobre o seu empreendimento e acreditará que o seu sonho pode se tornar real. Assim, todos que estarão em sua volta acreditarão no mesmo objetivo, fazendo com que seu negócio prospere.

3. Cuidado com o seu ego

Ao estabelecer um propósito, criando a certeza de que o seu negócio é promissor, um monstro poderá vir à tona: o seu ego. Ele tem a força de te cegar, de fazer com que minimize as pessoas que estão junto a você e de achar que tem a razão de tudo. O resultado? Fracasso total!

 

4. Seja um grande comunicador

Uma das principais dificuldades de um empreendedor no momento de liderar é a comunicação. Com falhas e ruídos, ela se torna prejudicial à saúde do negócio. As ideias precisam ser transmitidas de maneira clara, assertiva e eficiente. Assim, você terá a certeza de que não haverá nenhuma falha de entendimento.

Mindset empreendedor e a equipe
Uma das principais dificuldades de um empreendedor no momento de liderar é a comunicação.

Fora saber falar, também é preciso saber ouvir. Muitas vezes, não enxergamos onde estamos errando, enquanto que os outros sim. Dê espaço para a comunicação e faça com que todos colaborem com você.

5. Comece já

Não espere encontrar a perfeição para começar o seu negócio – afinal, ela não existe. Infelizmente, é essa a realidade e temos que lidar com ela. Sempre haverá algo para ajustar em seu projeto; por isso, não espere a situação melhorar. Comece já e, dia após dia, você vai fazendo as correções necessárias.

6. Sim, o fracasso faz parte do sucesso

O popular ditado “é errando que se aprende” não é à toa. Convenhamos, nossos maiores aprendizados do que fazer ou não fazer são frutos dos nossos erros e não acertos.

Por isso, tenha em mente que, sim, você irá errar uma hora ou outra, mas você terá o mindset empreendedor necessário para saber solucionar os problemas que virão a partir desse erro. Foca-se na solução e use o fracasso a seu favor.

7. O que você pode perder?

Fazer com que o seu empreendimento prospere vai, muitas vezes, forçá-lo perder algumas coisas. O que você está disposto a perder? Tempo? Dinheiro? Liberdade, por que não? Estabeleça limites quanto a isso, tenha consciência de que perdas virão e não desanime. Seu mindset empreendedor ficará tranquilo frente a perdas futuras e isso te levará ao sucesso.

8. Mantenha o foco, mas ajuste sempre que necessário

Ter um foco é importantíssimo para o seu negócio, mas não fique cego àquilo que está ao seu redor. Oportunidades e ameaças surgem ao longo do tempo e você deve estar preparado para saber lidar com elas. Por isso, tenha em mente que alguns ajustes serão necessários para a saúde do seu empreendimento.

9. Tenha equilíbrio

Assim como o equilíbrio é essencial em nossa vida pessoal, não seria diferente em nossos empreendimentos.

Mindset - Moves to improve your balance
Assim como o equilíbrio é essencial em nossa vida pessoal, não seria diferente em nossos empreendimentos.

Fique sempre atento às atividades que te dão menos prazer porque, muito provavelmente, essas serão as menos observadas. É extremamente importante que você equilibre seu negócio como um todo.

10. Crie processos

Processos são uma parte fundamental do seu empreendimento porque são por meio deles que você obterá independência. Então, não economize tempo nem dinheiro e investimento na criação de processos e procedimentos. Seu negócio pede por isso!

 

 

Gostou do conteúdo ? Comenta aqui

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Vamos Conversar!
×
×

Carrinho